BTS x transmídia

Um exemplo de narrativa transmídia com BTS

  • publicidade

Como um grupo de k-pop usou a Transmídia para ter sucesso.

Bangtan Boys, mais conhecidos como BTS, são um grupo de música pop sul-coreana que vem fazendo sucesso nos últimos anos entre pessoas de várias idades. Quebraram diversos recordes, desde vídeo mais visto no YouTube, até os primeiros a ficarem mais de nove semanas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, mas o que um grupo de cantores tem a ver com a estratégia de narrativa transmídia? 

 O primeiro passo é relembrar o que é transmídia. O conceito refere-se a histórias contadas através de diversos meios de comunicação, caminhando entre livros, jogos, filmes e até podcasts. Nessa narrativa, não conta-se a mesma história em diversos locais, o que acontece é uma junção e relação dos diversos canais que, juntos, formam a narrativa. Cada canal é interdependente entre si.  

 Mas afinal, o que um grupo de k-pop pode fazer com a narrativa transmídia? 

 Simplesmente toda a sua carreira! O grupo BTS, desde o lançamento do seu primeiro álbum, O!RUL8,2? (Are you late to?), em 2013, deu início a uma história que se estende até 2021, chamada de Bangtan Universe, ou BU, que conta sobre sete jovens em busca de seus sonhos.  

A narrativa começa a tomar forma a partir do single I need U, onde um dos integrantes, chamado Jin, volta no tempo para salvar seus amigos de tragédias fatais. A partir disso, a empresa lança o Webton Save Me, junto a pequenos vídeos de cada integrantes que se ligam ao vídeo clipe de I need U, dando a entender como eles morreram. Junto aos vídeos, a empresa criou uma conta no twitter denominada Smeraldo Books, onde foram lançadas diversas notas “escritas” pelos integrantes do grupo. Smeraldo é também um tipo de flor ,que, constantemente, aparece nos vídeos e é juntamente o nome da floricultura do integrante Jin. Nos álbuns seguintes, Love yourself: Tear e Love Yourself: Answer, a narrativa se desenvolve em volta do que aconteceu antes de toda tragédia.  

 Além dos vídeos musicais, do Webton, e das músicas, eles desenvolvem a história no jogo criado pela empresa, chamado BTS world, onde os fãs podem escolher um dos integrantes e desenvolver a história contada nos jogos. Até os dias atuais, a empresa e o membros da banda não confirmaram nada, deixando aquele ar de mistério e diversos estear eggs em vídeos, músicas e produtos que levam o nome do grupo.  

 O uso da narrativa foi essencial para todo o sucesso que o grupo tem hoje. Em meio a um contexto de diversos grupos de kpop estreando anualmente, o BTS encontrou na narrativa transmídia uma estratégia para se destacar e se tornar mundialmente famoso, chegando a arrecadar cerca de 3,6 bilhões de wons  (Moeda nacional da Coreia do Sul), anualmente, para a economia sul-coreana. 

Ficou curioso com toda a história e desenvolvimento da transmídia?  

Acesse o site e conheça a história completa do Bangtan Universe.



0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments