Processos e técnicas do Jornalismo- webinar com Marcelo Moreira

Por Isabela Santana – 8º período de Jornalismo do UniBH

Esse webinar faz parte do UniBH Experience, uma série de eventos online produzida pela coordenação dos cursos de Comunicação e Design do UniBH.
Sobre o quê foi o papo?

Está interessado em saber mais sobre a profissão do jornalista ou mesmo em iniciar os estudos no curso? A aula de Processos e Técnicas do Jornalismo é a mais indicada para você entender como é a prática do trabalho do jornalista. Quais são as etapas envolvidas no processo de transformação de um fato em notícia? Nesta aula aberta, contamos com a participação do jornalista Marcelo Moreira, que possui muita experiência em redações dos principais veículos de comunicação do estado. Atualmente Marcelo é diretor de Jornalismo da Rede Globo Minas, integrante do conselho da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e ainda board do International News Safety Insititute, organização não-governamental sediada em Londres e que promove a segurança do jornalismo e liberdade de expressão.

Quem é o convidado?
Marcelo Moreira é carioca, formado em Comunicação Social – Jornalismo em 1991, pela Universidade Gama Filha, Rio de Janeiro, RJ. Começou a carreira como estagiário – depois foi contratado – do jornal “O Dia”, em 1991. Ele era o repórter da madrugada e cobria assassinatos.
No ano seguinte, chegou ao “Jornal do Brasil”. Na Globo, emissora que é sua casa há quase 20 anos, Moreira ocupou cargos de chefia de produção e de reportagem, foi editor-chefe de telejornais, coordenou núcleos de coberturas especiais para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, no Rio, fez parte da equipe que criou o projeto Fato ou Fake nas eleições brasileiras de 2018 e conduziu equipes de reportagens que ganharam prêmios, como a de Tim Lopes sobre o cartel de drogas nos morros do Rio, que venceu o Prêmio Esso de 2001.
Em 2017, o diretor da Globo Minas ganhou uma bolsa na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Moreira refletiu sobre o papel do jornalismo nos dias atuais, em que a tecnologia democratizou a informação, mas também abriu possibilidades para a disseminação de notícias falsas.
Marcelo Moreira é do conselho da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da qual foi fundador e presidente. Moreira é ainda board do International News Safety Institute, organização não-governamental sediada em Londres e que promove a segurança do jornalismo e liberdade de expressão, tema do trabalho do jornalista quando ele estava em Michigan.


0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments