O aplicativo que veio para ficar

O que está por trás do sucesso TikTok. Entenda as funcionalidades e objetivos da plataforma

Por Eduardo Almeida e Leandro Engracio

Com a missão de inspirar a criatividade e levar alegria, o aplicativo TikTok, segundo seu site oficial, criou uma comunidade global. Nessa comunidade, cada usuário pode criar e compartilhar com autenticidade, além de se conectar com outras pessoas de qualquer lugar do mundo. O aplicativo não tolera conteúdo que ataque ou incite violência contra um indivíduo com base em seus atributos, além de não permitir conteúdo que inclua discurso de ódio e, caso aconteça, o aplicativo remove o usuário de sua plataforma.

Qualquer pessoa pode gravar um vídeo no aplicativo, seja ele com suas falas ou com falas de outras pessoas, o que conta mais é a criatividade, já que você pode replicar várias falas, gestos e músicas em vários contextos diferentes. A produção de conteúdo pode ser feita também através de colagens, já que a plataforma possibilita para download diferentes sons, imagens e vídeos.

Na última semana de junho de 2020, a chinesa Bytedance, criadora do aplicativo TikTok, anunciou o TikTok for business (TikTok para negócios), com o objetivo de auxiliar agências e anunciantes a produzir e gerenciar publicidade na rede por meio de cinco modalidades de inserção de marca: O Top View, que são anúncios exibidos assim que o usuário abre o aplicativo; Brand Takeovers, publicidade em vídeo de três a cinco segundos; Feed Vídeos, de até um minuto inseridos no feed de publicação; Hashtag Challenges, que permite que as marcas criem desafios para os usuários; e o Branded Effects, efeitos criados pelas marcas em 2D, 3D e também por realidade aumentada.

O TikTok for business não está presente no Brasil até o momento, mas as marcas já utilizam as demais ferramentas que o aplicativo disponibiliza. Com isso, diversas empresas adotaram o TikTok como forma de propaganda, tanto para apresentar a empresa, como também seus produtos.

Pedro Gazzola, empresário no ramo da publicidade, diz que viu o número de seguidores de seus agenciados subir com a utilização do TikTok. Visto que, ali é possível mostrar todo o dia a dia, suas receitas, seus looks, seus challenges, etc.

Uma das marcas que utilizam o aplicativo para sua publicidade é a Avon Cosméticos ou simplesmente Avon. A empresa publica vídeos curtos, de até vinte segundos, apresentando perfumes, maquiagens, depoimentos de consumidoras e tutoriais, tudo com muita criatividade. A Avon ainda conta com a participação de vários nomes conhecidos na mídia, como a cantora Luisa Sonza e a youtuber Camila Loures, mas também se alia à usuários que cresceram através do aplicativo, como a influencer Eliziane Berberian. Em um de seus vídeos, que conta com a participação das atletas brasileiras Marta, Vitória, Raissa e Pamela, a empresa enfatiza a capacidade feminina em romper obstáculos. O vídeo, que faz parte da linha power stay, que traduzido ao português quer dizer “pode ficar”, está disponível na plataforma para reprodução de seus usuários.

Outra marca brasileira pioneira no TikTok, o Guaraná Antarctica, lançou um perfil na plataforma e trabalhou com influenciadores para a produção de conteúdo mais voltado para o humor. A iniciativa saiu do mundo digital e também contou com o lançamento de uma série de 27 latas temáticas, com mensagens especiais sobre coisas que só os brasileiros sabem fazer, uma verdadeira estratégia transmídia. As latas trazem um TikTok code – espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil da empresa no TikTok. Contudo, alguns países não estão contentes com o aplicativo.

SEMPRE TEM UM DO CONTRA

Em meio à disputa comercial entre Estados Unidos e China, o aplicativo está no alvo de Donald Trump. O presidente diz que pretende banir o TikTok do país e acusa a rede social de fazer espionagem para o governo chinês. A principal justificativa do governo estadunidense para o banimento é a lei de inteligência nacional em vigor na China, que obriga empresas a passar informações ao governo.

No mês de junho deste ano, em meio à tensão na fronteira, a Índia bloqueou mais de 50 aplicativos chineses, dentre eles o TikTok, por considerá -lo prejudicial à soberania e segurança do Estado. Mesmo com todos esses confrontos entre países, os usuários do aplicativo continuam produzindo seus vídeos, inclusive famosos norte-americanos como a cantora Lizzo e uma das Kardashian, Kylie Jenner.

EM TERRAS TUPINIQUINS

Voltando ao Brasil, o TikTok tem feito muito sucesso, o aplicativo tem sido um grande passatempo em meio à pandemia do novo coronavírus, e não tem idade para esse entretenimento. Os vídeos são gravados por crianças, adultos e idosos, o público mais predominante é o dos jovens de 16 a 24 anos, que postam danças, passinhos, recriam músicas. O hit de funk “Você é gostosa”, do cantor MC Livinho, em um dos trechos que diz “…amizade com você não dá pra ter porque…”, é disponibilizado no app de forma que você acrescente um trecho de sua imaginação para continuação da música.

Isabela Pires, que é estudante de Publicidade e Propaganda, garante que a plataforma ajudou muito com suas ferramentas. Usado como forma de entretenimento para o seu público, ela viu suas redes sociais crescerem com a reprodução de conteúdo no Tiktok. Assim é com vários outros hits. Uma mistura de culturas, gêneros e linguagens faz hoje o TikTok ser um dos aplicativos mais instalados, o aplicativo mais popular e também o mais valioso.

 

 



0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments