Noções básicas de marketing para quem quer empreender

O marketing é essencial para quem quer empreender; fique atento a essas dicas para não cometer erros

Por Sérgio Veiga – 2º período de design gráfico UniBH

Talvez você já tenha pensado em abrir um negócio, seja para oferecer um produto ou um serviço. Hoje em dia é comum ver cada vez mais pessoas tentando empreender devido à internet e seus inúmeros recursos, que possibilitam às pessoas informações, ideias e os meios necessários para facilitar esse empreendimento. Tais pessoas muitas vezes buscam isso para que consigam ser donas de seus próprios negócios, alcançando independência financeira. E se você não for uma dessas pessoas, talvez um dia tenha uma ideia brilhante e tente colocá-la em jogo. Por isso, aqui vão 5 noções básicas de marketing muito importantes que você deve ter em mente quando for empreender.

1 – Identifique o seu Público
Imagem: Freepik

Essa é uma noção bem básica que talvez você já tenha ouvido algumas vezes, porém você realmente saberia colocar em prática? Identificar o seu público não quer dizer apontar para um público-alvo e achar que aquele será com certeza quem consumirá seus produtos/serviços. É necessário saber quem vai escolher consumir e não quem você quer que consuma, mas é possível unir as duas opções. Você consegue, por exemplo, convencer o público que você tinha em mente mostrando que aquele produto/serviço foi feito para ele. Fique sempre atento: diferencie o que foi mostrado acima e ao mesmo tempo faça proveito dos dois!

2 – Exponha seus Diferenciais

Somente no Brasil existe, hoje, uma média de 19,7 milhões de empresas. Fora todas as outras que estão só esperando para adentrar e conquistar seu lugar no mercado. Mas não se assuste: sempre haverá algo em que você conseguirá se destacar e mostrar ser diferente das outras.
Pesquise sobre o ramo do seu empreendimento, analise quem se assemelha, veja o que seu negócio terá de diferente e positivo, nem que seja algo simples. Isso vai atrair a atenção do cliente.

3 – Marque Presença Online

Vivemos na era da internet. Quem está fora dela, vai ficar para trás. Logo no primeiro momento, busque marcar presença nas redes sociais. Hoje, por exemplo, o Instagram tem em média 1,4 bilhão de usuários ativos. Use dessa quantidade imensa de usuários para atrair possíveis clientes.

4 – Atenda bem quem chega até você

 

Imagem: Freepik

Um princípio básico que muitas empresas atualmente não exercem.
Toda empresa, mas principalmente as iniciantes, devem tratar seus clientes ou possíveis clientes da melhor maneira possível. Uma pessoa quando bem tratada verá mais valor no seu serviço e vai espalhar uma boa reputação para a sua empresa.

 

5 – Faça conteúdo para a nova geração

A nova geração, caso não faça parte do seu público-alvo, um dia poderá fazer. Faça um conteúdo de marketing criativo, que chame a atenção dos jovens exigentes de hoje em dia. Algo que não seja forçado, como a apelação para memes que já estão saturados. Uma boa dica é pedir ajuda para alguém que faça parte dessa geração.



0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments