Glossário de Marketing Digital

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O marketing digital revolucionou, e, ainda revoluciona, o modo de se fazer marketing, mas também, causou grande impactou no vocabulário utilizado nesse meio.

Por Thiago Toledo, aluno do 5º período de Publicidade e Propaganda do UniBH

Em constante e ampla evolução, o marketing se adapta cada vez mais ao digital. Na medida em que as mudanças acontecem, novos termos são criados, adaptados e divulgados, sendo que, grande parte destes, são em inglês.

Um reflexo da globalização pode ser notado no vocabulário do marketing digital, perceptível pela grande integração entre a língua inglesa e a portuguesa. Vamos explorar um pouco deste vivo ecossistema do marketing por meio desse glossário.

Analytics

Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego e estatísticas de um site, mas também pode se referir ao resultado da análise de dados e estatísticas de um site ou plataforma, com o intuito de mensurar o sucesso das estratégias adotadas.

Automação de marketing

Utilização de aparatos tecnológicos para tratar de forma automatizada os meios de comunicação digital de uma marca. Alguns exemplos são: disparo de e-mails, chatbots, agendamento de posts em redes sociais. A automação agiliza o processo de entender em qual estágio da compra o lead está e qual é o seu interesse, sem perder a personalização e individualidade na interação. 

Brand Persona

Personagem criada para representar uma marca, se utilizando da imagem que ela deseja passar para seu público, com o intuito de estreitar a comunicação entre ambos. As brand personas estão muito presentes nas redes sociais, criando conteúdo para suas marcas, reproduzindo as opiniões, gostos e ideais defendidos por ela.

Branded Content

Branded Content, ou Conteúdo de Marca, é uma estratégia voltada para a criação de uma boa percepção da marca por parte do público. São criados conteúdos e realizadas ações com o foco nos valores da marca, tendo como grande exemplo, marcas no Big Brother Brasil.

CPA (Custo por Aquisição)

Cálculo com a finalidade de apontar o valor que o anunciante paga por cada conversão alcançada. A fórmula é: Total investido / Número de conversões.

CPC (Custo por Clique)

Cálculo com a finalidade de apontar o valor que o anunciante paga por cada clique obtido. A fórmula é: Total investido / Número de cliques.

CPM (Custo por Mil Impressões)

Cálculo com a finalidade de apontar o valor que o anunciante paga por cada mil exibições. A fórmula é: Total investido / Exibições dos anúncios x 1000.

CRM (Customer Relationship Management)

Traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta de vendas que tem como objetivo registrar e organizar os dados e pontos de contato do consumidor com o vendedor de uma marca, tornando mais fácil para a empresa o acesso à essas informações, construindo um bom relacionamento com o cliente e oferecendo uma ótima experiência.

Call-to-Action (CTA)

Em português, Chamada para Ação, o CTA é, normalmente, constituído por verbos no imperativo, que convidam o usuário a fazer uma determinada ação. Normalmente, os CTA possuem um destaque, sendo um botão clicável, um link, ou se sobressaindo em uma peça gráfica por conta da cor e tamanho das letras.

Canal/Plataforma

Meio pelo qual uma marca se comunica com o seu público.

Chatbot

Programa de automação que simula um atendente humano, respondendo dúvidas e atendendo o cliente por meio de chat de texto.

Conversão

É quando o usuário avança mais uma etapa rumo ao objetivo do anunciante que, em muitos casos, é a venda. Faz com que o usuário deixe de ser apenas um visitante e se torne alguém que tem algum contato com a marca e possui o que é preciso para seguir avançando até o objetivo final. Pode ocorrer de diversas maneiras: preenchimento de formulários, download de e-books, registro de e-mail em um site, pedido de orçamento.

E-mail Marketing

Estratégia de marketing na qual a empresa envia e-mails para uma lista de contatos com o intuito de estabelecer uma comunicação com os destinatários e cumprir alguns objetivos de marketing.

Engajamento

Principal indicativo de sucesso ou fracasso das ações e estratégias adotadas, o engajamento é uma métrica que leva em conta a média de interações e o alcance dos conteúdos de uma marca.

Funil de Vendas

Representa a Jornada do Usuário, desde o momento em que ele é apenas um visitante, até o momento da venda.

Inbound Marketing

Traduzido como Marketing de Entrada ou de Atração, e também conhecido como “Novo Marketing”, consiste em um conjunto de estratégias que visa atrair e fidelizar o púbico, ao invés de “correr atrás” dele.

Keywords

As palavras-chave podem ser frases, expressões, ou apenas uma palavra que descreva de forma específica os desejos de busca de usuários em barras de pesquisa de diferentes sites. São fundamentais em estratégias de SEO.

Landing Page

Traduzida como Página de Aterrisagem, a Landing Page é a página de um site que tem como principal objetivo a conversão, possuindo links e botões clicáveis que tentam atrair o potencial cliente.

Lead

É um potencial cliente, representa uma oportunidade de negócio para a marca, uma vez que ele demonstra interesse no que é ofertado e está ao alcance da empresa por ter fornecido seus meios de contato.

Lead qualificado

Leads que já passaram por algumas etapas do funil e têm grandes chances de se tornarem clientes.

Lead scoring

Técnica de classificação de leads, identificando quais estão mais preparados para a compra, levando em conta o perfil e os interesses dos leads.

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia voltada para a criação de conteúdos relevantes para o público-alvo, com o intuito de criar uma conexão com este público que, com a oferta de conteúdo, passa a reconhecer a existência de dores que não eram percebidas e começa a confiar na marca, fazendo a venda ser uma questão de tempo.

Métricas

Indicadores utilizados para medir resultados de ações e campanhas.

Mídia espontânea

Quando uma marca tem sua campanha ou produto divulgado em uma mídia, veículo ou canal, sem que haja compensação financeira. Exemplos comuns são campanhas publicitárias de destaque, que são publicadas em blogs, redes sociais, mesmo anos após a sua veiculação. Como é o caso do filme publicitário do Itaú, utilizado em nosso conteúdo sobre Futebol Feminino.

Outbound Marketing

Traduzido como Marketing de Saída ou de Interrupção, e também conhecido como “Marketing Tradicional”, consiste em um conjunto de estratégias que visa atrair o púbico de forma direta, oferecendo produtos e serviços no formato de anúncios.

Persona

Personagem criada com base em dados e informações sobre o cliente ideal de uma marca ou campanha. Também é chamada de buyer persona, seu objetivo é ser uma representação do público com todas as suas nuances, gostos e informações, como, classe social, gênero, sexualidade e profissão. Normalmente são elaboradas mais de uma persona, o que facilita a criação de campanhas e de conteúdos.

Prospecção

Contatar potenciais clientes para efetuar vendas. O objetivo é, por meio do funil de vendas, evoluir os prospects até se tornarem clientes.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Permite saber quando uma empresa tem um retorno positivo ou negativo com relação ao investimento, podendo assim, identificar quais investimentos são vantajosos e como otimizar os que já estão sendo feitos.

A fórmula é: Receita – Custo / Custo

SEO (Search Engine Optimization)

Em português, Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias que visa melhorar o ranqueamento de sites, páginas e blogs na ferramenta de pesquisa Google de forma orgânica.

Segmentação

Identificação de público-alvo e definição de estratégia ou campanha de acordo com a empresa ou marca.

Taxa de Conversão

Cálculo que indica a relação entre tráfego e conversões. Fórmula: Conversões / Tráfego x 100

Tráfego orgânico

Quando um site, loja ou página recebe visitas que não vieram por meio de um anúncio, normalmente, essas visitantes utilizam mecanismos de busca, como o Google, para chegar até o site.

Tráfego pago

Quando um site, loja ou página recebe visitas que vieram por meio de anúncios publicitários.



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