Edição 217 do Impressão, jornal-laboratório do UniBH, já está disponível para download

  • Jornal Impressão

O Jornal Impressão é o jornal-laboratório do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, em parceria com os cursos de Publicidade e Propaganda e Design. Perto de completar 40 anos, o Impressão se apresenta como um espaço de experimentação, onde os alunos e alunas são convidados à vivência de uma redação com desafios humanísticos, éticos e técnicos da profissão.

A CACAU – Comunidade de Aprendizagem em Comunicação e Audiovisual do UniBH é a responsável pela produção do jornal, mas, nesta edição, produzida no segundo semestre de 2021, além dos 10 estagiários e estagiárias da CACAU, também contou com a colaboração de 10 estudantes matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela professora Carla Maia.

Confira o editorial da edição 217, de dezembro de 2021, escrito pelo formando Alexandre Santos:

“Basta uma rápida pesquisa para entender a problemática da ânsia pelo “progresso” que as grandes nações ao redor do globo buscam desenfreadamente, mesmo que isso custe a qualidade de vida da população que, em tese, é a parte constituinte mais relevante quando falamos em sociedade. Ao passo em que avançamos em aparatos tecnológicos e rompemos as fronteiras, por meio do digital, continuamos a construir muros que nos separam, não apenas em classes, mas em oportunidades.

Dentre as várias privações que as classes menos favorecidas enfrentam, como a fome, a violência e a deficiência de um pleno bem-estar, outra forte problemática que podemos elencar é a desigualdade no acesso à educação e cultura. A pesquisa Cenário da Exclusão Escolar no Brasil nos apresenta que, apenas no ano passado, 5,1 milhões de crianças não conseguiram frequentar o ambiente escolar, mesmo que virtualmente.

Para mudar esse cenário, cabe a nós, cidadãos, o empenho em fazer a diferença, lutar para que todos tenham acesso ao saneamento básico, equidade social e à educação de qualidade. Por essa razão, estudantes do UniBH decidiram abordar temas ligados à Agenda 2030, da ONU, cujos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam erradicar, ou diminuir, a disparidade na qualidade de vida entre a população mundial. Como forma de também contribuir para o acesso à cultura, os estudantes lançaram um novo olhar sobre a cena cultural da capital mineira, buscando elencar eventos e locais que vão além do tradicional.

Os dossiês desta edição abrem espaço para discutir temáticas que buscam conferir visibilidade e resolver deficiências intrínsecas em nossa sociedade, ao mesmo tempo em que contribui para a construção do conhecimento. Uma chamada para a ação e um convite à reflexão estão feitos. Boa leitura.”

Clique nas imagens abaixo para fazer o download dos Cadernos I e Do!s

 



0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments